segunda-feira, 4 de abril de 2011

Video amador mostra guerra entre thug's


Do que será que os cabo-verdianos têm mais medo neste momento?
Do IVA? De uma guerra civil? NÃO!
Dos THUG’S
Quem são eles afinal? Policia? Tropa? 

As imagens que vai ver são de um bairro em Cabo Verde com um nome muito bonito: Brasil e mostram dois grupos desse bairro que fica na zona de Achada de Santo António.
Alguns com menos de 18 anos, com muito para viver mas, que por algum motivo resolveram morrer mais cedo porque como diz o ditado: Vida de bandido ou é cadeia ou cemitério.

Os motivos podem ser vários: ausência de acompanhamento familiar durante a infância, influência de drogas e álcool ou pura e simplesmente vontade de ser visto, ser notado, temido e até mesmo, admirado pelos restantes jovens do Bairro ou da cidade onde vive.

Que é feito das autoridades policiais num país que há bem pouco tempo vendia a tranquilidade e a segurança aos turistas?

Que é feito da educação familiar tão rigorosa há alguns anos atrás?

A pobreza é com certeza um factor relevante já que uma mãe que sai de casa de manhã para ir vender num mercado e só regressa ao fim do dia deixando crianças de cinco ou menos anos de idade entregues à própria sorte e à caridade dos vizinhos não pode esperar muito desse filho quando ele atinge a adolescência, cientificamente provada como uma das fases mais complicadas no desenvolvimento do ser humano.
Essa criança cresce na rua, os amigos são da rua e como um animal na selva ele tem por vezes de escolher entre pegar numa arma e defender-se ou morrer.

As imagens são do dia de cinza (não podiam escolher dia melhor) 
 
 Bruno da Moura
Susana Rendall Rocha