terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Encontro de estudantes termina em clima de festa

Teve termino este fim de semana o XVII Encontro de Estudantes cabo-verdianos que se realizou na cidade de Braga nos dia 7, 8 e 9.
Bragança

Tomar





























Com pouco tempo de vida a Associação Cabo-verdiana de Braga (ACAIB) conseguiu manter a tradição e realizou o encontro que movimentou entre 700 a 800 pessoas á cidade minhota proporcionado futebol, gastronomia, actividades culturais e claro muito convívio.
Braga vs Porto

Lisboa vs Bragança
















As equipas começaram a chegar por volta das 12h sendo recebidas e encaminhadas para a cantina para o almoço. Após o almoço segui-se a cerimonia de abertura com as boas-vindas a serem dadas pelo presidente da ACAIB que saudou a todos os presentes.
Durante toda a tarde e noite seguiu-se a fase de grupos do torneio de futsal masculino a maioria dos jogos de futsal feminino. A noite prometia ser a melhor mas tudo deu para o torto quando foi disponibilizado apenas um autocarro para as pessoas irem a festa que teve Djodje como artista convidado. Segundo a organização o que correu mal foi quando a discoteca Lagar's apenas disponibilizou um autocarro de oitenta lugares para todos os que queriam ir, colocando as ultimas pessoas a entrarem no autocarro as 04h da manha. De manha como nao houve mais um autocarro a ultima pessoa chegou a Braga por volta das 10h da manha. 
video


Elton Cardoso (ACAIB) e Madalena Neves 

As 10h30 com a sala com pouquíssimas pessoas realizou-se uma tertúlia com a moderação do Dr. Jorge Dias, teve a presença da Embaixadora de Cabo Verde em Portugal Madalena Neves, um representante do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) que falou dos processos de imigração em Portugal, regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadoes estrangeiros em Portugal. Esteve presente o Dr. Fernando Martilho da UniNorte que apresentou o projecto JovemCoop que é uma oportunidade de os jovens terem emprego e formação profissional. Estiveram presentes também Porf. Doutor Wladimir Brito um representante da Câmara Municipal de Braga e o Doutor Eduardo Duque da Universidade Católica. 

                                                       
Após a tertúlia e o almoço as equipas foram jogar as meias finais e a final no campo do Gualtar onde a selecção de Lisboa foi a grande vencedora colocando as de Bragança no segundo lugar num torneio todos contra todos. No masculino foi só confusão porque no dia anterior havia igualdade pontual no grupo C entre Lisboa e Covilhã e segundo a comissão do Desporto quem passava era a equipa de Covilhã mas não era o que dizia o regulamento que colocou os Lisboetas na próxima fase por ser a equipa fair-play. 

Nas meias finais estava-se a jogar Braga vs Aveiro e os aveirenses venciam por uma bola a zero quando a mesa resolveu dar aos bracarenses mais alguns minutos para que estes mudassem o resultado o que acabou por acontecer tendo os aveirenses abandonado o campo por sentirem-se injustiçados. Tivemos uma final entre Braga e Lisboa e os Lisboetas mais fortes e acabaram por vencer o torneio. 

A noite com a presença da Embaixadora realizou-se o Sarau Cultural envolvendo musica, dança, teatro e desfile. 
Nadír, Héber e Lisandra

Raiz di Terra


Dupla Maiense  

Desfile

Patron Music

Entrega de Troféus 

Batucadeiras Raiz di Terra

Teatro 
Depois do sarau seguiu-se a noite de gala no B.A. que foi ate o amanhecer coroando assim o XVII Encontro de estudantes.

Nota negativa: A falha que deixou centenas de pessoas varias horas ao frio;
Durante o encontro um grande grupo de estudantes 'invadiram' o Minipreço e roubaram cerca de 30€ de bebidas alcoólicas

Nota positiva: Organização, a tertúlia, os colaboradores que conduziram as equipas aos pontos de encontro, as comitivas de Aveiro, Bragança, Tomar, Covilhã e Guimarães.