sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novo vírus em forma de Windows Update

Segundo a Sophos, que desenvolve software de segurança, os criminosos estão a distribuir novo vírus em forma de antivírus.
Os vilões criam páginas a imitar (quase na perfeição) o Windows Update, mas a página falsa só é aberta através do Firefox, o que deve levar os utilizadores a suspeitarem, já que o Windows Update da Microsoft só funciona através do Internet Explorer.

Como evitar o falso antivírus?
Os falsos antivírus que são, na realidade, vírus ou outro tipo de malware, normalmente utilizam a técnica de apresentar falsos alertas de segurança ao utilizador a partir de alguns sites Web. Estes avisos habitualmente oferecem a instalação de antivírus gratuitos ou a remoção de supostas infeções que foram detetadas no sistema. 
Quando o utilizador aceita a referida instalação, o falso antivírus toma conta do sistema, podendo pedir determinados pagamentos para remover vírus, que na realidade não existem, e até para ser desinstalado. Outros programas deste tipo roubam dados do utilizador, como palavras-passe. 
Nunca aceite a instalação de programas ou atualizações, sobretudo relacionadas com aplicações de segurança, a partir de páginas Web. Para instalar um antivírus, aceda diretamente aos sites dos produtores para descarregar o programa. E só o faça quando tem a certeza que está no site certo.

Fonte: Revista Exame de informática 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.