segunda-feira, 16 de maio de 2011

Final da Liga Europa 2011: Dublin Arena

A República da Irlanda vai receber pela primeira vez na sua história a final de uma competição europeia, depois de o Lansdowne Road, em Dublin, ter sido escolhido para acolher a final da UEFA Europa League em 2011, segundo decisão tomada pelo Comité Executivo da UEFA

Lansdowne Road, em Dublin, é um recinto desportivo desde 1876 mas vai receber a primeira grande final europeia após remodelação, acolhendo o jogo decisivo da UEFA Europa League em 2011, a 18 de Maio de 2011.


 O troféu da UEFA Europa League

O troféu, uma taça em prata colocada sobre uma base dourada de mármore, foi desenhado e esculpido pela Bertoni, em Milão. Ao contrário das outras taças entregues aos vencedores das competições europeias, o troféu da UEFA Europa League não tem pegas. Logo a seguir à base pode ver-se um grupo de jogadores que parecem disputar a bola quando mas, na verdade, estão a segurar a "taça" octogonal adornada com o emblema da UEFA. 

 O troféu original fica sempre em posse da UEFA, sendo entregue uma réplica em tamanho real ao clube vencedor. Qualquer emblema que ganhe a prova três vezes consecutivas ou cinco vezes no total recebe uma menção especial de reconhecimento e começará então um novo ciclo do zero. Esta situação nunca aconteceu.

 Futebol Clube do Porto ou Sporting Clube de Braga uma destas equipas vai vencer a Liga Europa mas qual delas? A resposta será conhecida depois do jogo