sábado, 26 de fevereiro de 2011

“Mantenha o seu disco de boa saúde” por e-Tech


O disco do seu computador é o local onde guarda os seus dados. Ao guardar um ficheiro, este é armazenado no espaço disponível, isso faz com que a informação fique espalhada nos pratos do disco. Acontecendo isso, o processo de leitura torna-se mais lento, já que o leitor tem que procurar vários pedaços de informação em várias partes do disco. 
A desfragmentação do disco resolve este problema, colocando as várias partes do ficheiro em posições sequenciadas diminuindo assim o tempo de acesso aos mesmos. Este processo aumenta o tempo de vida útil do seu disco. Os sistemas operativos da Mircosoft possuem uma ferramenta própria para a realização deste processo, o Desfragmentador de disco, mas existem vários programas para o mesmo, como por exemplo o Defraggler (www.pirifom.com).

Sendo o seu disco um dos componentes essenciais para o funcionamento do seu computador desfragmente-o periodicamente. É preferível perder tempo a desfragmentar o disco do que perder tempo a abrir os seus ficheiros ou mesmo o disco.