sábado, 27 de agosto de 2011

Parabéns Cesaria Évora

Há setenta anos atrás nascia em Cabo Verde uma diva de nome Cesaria Évora, ela canta descalça e é conhecida pelo nome de: "Diva dos pés descalços ". Filha de Justino da Cruz que tocava cavaquinho, violão e violino e da Dona Joana que trabalhava em cozinhas de brancos (ricos) Cesária Évora nasceu no ano de 1941 na cidade de Mindelo, em Cabo Verde.

Cesária (Cise para seus amigos) sempre cantava uma infinidade de canções e fazia apresentação aos domingos na praça principal da sua cidade acompanhada por seu irmão Lela no saxofone.

 

Aos 16 anos conheceu um marinheiro chamado Eduardo que a ensinou os tradicionais estilos da música cabo-verdeanas como a morna e a coladera. Cise começa a cantar em bares e hotéis, e com a ajuda de alguns músicos locais ganha estímulo a desenvolver suas habilidades e logo já é proclamada a "Rainha da morna" por seus fãs. Ela se torna bastante famosa em Cabo Verde, mas internacionalmente seu reconhecimento ainda era pequeno.

Aos vinte anos foi convidada a trabalhar como cantora para o Congelo - companhia de pesca criada por capital local e português - e ficou emocionada ao poder fazer parte do que ela considerava uma notável empresa. Seu salário vinha de suas apresentações que eram basicamente em jantares. Fora esse tempo Cesária era uma mulher comum.

Em 1975, Cabo Verde adquiriu sua independência. Évora ainda era popular na época mas sua fama não estava a levando em direcção ao sucesso financeiro. Frustrada por questões pessoais e financeiras, aliados à dificuldade económica e política de Cabo Verde, ela desistiu de cantar pra sustentar sua família. Évora ficou sem cantar por dez anos. Durante esse tempo ela lutou contra o alcoolismo.

Césaria Évora retomou suas apresentações após ter sido encorajada por Bana. Ela aceitou e teve patrocínio de uma organização local de mulheres.
Em Cabo Verde um francês chamado José da Silva persuadiu-a para ir a Paris e lá Évora acabou gravando um novo álbum em 1988 (a Diva dos pés descalços) - que é como se apresenta nos palcos. Ela canta descalça simplesmente por gostar, por se sentir segura descalça, e não em solidariedade aos «sem-tecto» e às mulheres e crianças pobres de seu país. Esse álbum foi aclamado pela crítica e Évora se encontrou numa dramática volta à música e que teve como ápice a gravação do álbum "Miss Perfumado" em 1992. Ela se tornou uma estrela internacional aos 47 anos de idade.

Em 2004 conquistou um prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea.
Em 2007, o presidente francês Jacques Chirac distinguiu-a com a medalha da Legião de Honra de França.

Discografia
  1. 1988 - La Diva aux pieds nus (A diva dos pés descalços)
  2. 1990 - Distino di Belita
  3. 1991 - Mal Azul
  4. 1992 - Miss Perfumado
  5. 1994 - Sodade, Les Plus Belles Mornas De Cesaria
  6. 1995 - Cesária
  7. 1997 - Cabo Verde
  8. 1998 - Best Of
  9. 1999 - Café Atlântico
  10. 1999 - Remixes Par François K. & Joe Claussell
  11. 2001 - São Vicente de Longe
  12. 2002 - Cesária Evora Anthology
  13. 2002 - The very Best Of
  14. 2002 - Live in Paris (DVD)
  15. 2003 - Voz d\\\\\\\'Amor
  16. 2003 - Club Sodade - Cesaria Evora by...
  17. 2006 - Rogamar
  18. 2008 - Rádio Mindelo


Cesaria prepara um novo álbum que provavelmente sairá no próximo ano, mais ou menos daqui há um ano. Vai ser um disco de mornas e coladeras que ainda não tem nome.


Parabéns Cise

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.