terça-feira, 25 de outubro de 2011

Halloween - A origem

O Halloween (dia 31 de Outubro) é uma festa que antecede o dia de todos os santos (Dia 1 de Novembro) e tudo começou a milhares de anos atrás.



povo celta da Britanha Antiga, acreditava que no dia 31 de Outubro (ultimo dia de verão), os espíritos saiam dos cemitérios para possuírem os corpos dos vivos. E para "combater" os fantasmas os Celtas colocavam nas suas casas objectos assustadores: caveiras, ossos decoradores, abóboras enfeitadas e muito mais. Por ser considerada uma festa pagã passou a ser chamada de Dia das Bruxas e os que comemoravam esta data na Idade Media, eram perseguidos e condenados a fogueira pela Inquisição  A igreja Católica para diminuir as influencias pagãs cristianizou o dia 2 de Novembro como dia dos Finados.
Os símbolos para a festa do Dia das bruxas sao: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, gatos pretos, monstros, Drácula e Frankestein.


Porque o nome HALLOWEEN?
A igreja católica designou o dia 1º de novembro para honrar todos os santos (All Saints or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamado Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). A expressão Noite de Todos os Santos (All Hallows Even) foi abreviada para Halloween. 










Actualmente nos Estados Unidos  da América as crianças usam fantasias assustadoras e vão bater a porta dos vizinhos dizendo "doçura ou travessura",  e os vizinhos entregam as crianças que batem a porta guloseimas, doces e chocolate.


Em Portugal e Cabo Verde muitas discotecas aproveitam o dia 31 de Outubro para organizarem festas do dia da Bruxas onde algumas oferecem prémios aos mais bem mascarados.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.