quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Faleceu o 1º Presidente da Republica de Cabo Verde

Hoje na madrugada do dia 22 de Setembro de 2011, faleceu o Combatente da Pátria e Primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, que nasceu la Ilha de Boa Vista, em 1923.

Aos 25 anos, viajou para a Guiné-Bissau, onde trabalhava como técnico radiotelegrafista. Aí adere a todos os movimentos de contestação à dominação portuguesa. Em 1956, funda, em Bissau, com Amílcar Lopes Cabral e outros revolucionários guineenses e cabo-verdianos, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde. Quatro anos depois, parte para Conacri, onde se junta a Cabral como membro da direcção do PAIGC (Bureau Político e Comité Central). 
Ocupa o Cargo de Secretário-geral adjunto do PAIGC desde 1964 até ao assassínio de Amílcar Cabral. (...) Com a independência, em 1975, é eleito Presidente da República de Cabo Verde, sendo reeleito em 1981 e 1986. O seu papel na luta independentista e a sua carreira política foram apreciados por vários países (ex: Cabo Verde e Guiné-Bissau, com a medalha da Ordem Amílcar Cabral - 1º. grau-; ...Portugal , com o grande colar da Ordem Militar de Santiago da espada e o grande colar da Ordem do Infante D. Henrique; Angola, com a medalha da Ordem Agostinho Neto.) É também doutor honoris pelas Faculdades de Direito das Universidades de Rhode Island (Providence, EUA)Sacred Heart de Bridgeport... e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal).
 
O DTudo1Pouco deseja as sentidas condolências à família enlutada, ao Povo cabo-verdiano e a todos que veneravam este grande homem