sábado, 10 de setembro de 2011

Hoje é dia mundial da prevenção do suicídio



Por iniciativa da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2003 teve inicio esta comemoração do dia da prevenção do suicídio para  disseminação de informação, diminuição do estigma e, sobretudo, difundir a ideia de que o suicídio é prevenível.


O suicídio representa anualmente cerca de um milhão de mortes, prevendo-se que este número aumente para 1,5 milhões em 2020, segundo a OMS. Cerca de um quarto das mortes afectam jovens até aos 25 anos, representando aproximadamente 20 milhões de anos de vida potencialmente perdidos. Actualmente o número de suicídios representa mais que o somatório das mortes em guerras e homicídios.


O suicídio é um fenómeno multifacetado e multi-causal. Tem factores de risco biológicos, culturais, sociais e psicológicos. Contudo, pode ser prevenido. A nível geral a limitação do acesso a métodos de suicídio, nomeadamente armas de fogo e pesticidas, reduz as taxas de suicídio. Uma informação cuidada acerca de casos públicos de suicídio previne futuros impactos do suicídio. Melhor educação das populações, serviços de saúde e profissionais permite uma melhor e mais precoce identificação dos casos de risco e contribui para uma procura eficaz dos serviços de saúde, levando a uma redução de suicídios no seio de pessoas com doença mental. Providenciar suporte aos familiares em luto por suicídio também reduz o risco de suicídio. 




NÃO COMETA SUICIDO PORQUE VOCÊ TEM AINDA MUITO QUE LER AQUI


Fonte: Sociedade Portuguesa de Suicidologia ---» http://www.spsuicidologia.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.