quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cabo Verde é o nono pais com maior liberdade de imprensa

A noticia foi divulgada hoje pela RSF noticiando que o nosso pais entra no top ten dos países com maior liberdade de imprensa, um motivo de orgulho tanto para os jornalista como para os cabo-verdianos. Cabo Verde esta a frente de países como Canada, Alemanha e Japao.



O índice do ano passado teve muitas mudanças no ranking porque foi um ano de muitos acontecimentos que tiveram imensa cobertura jornalistica principalmente no mundo arabe.
"Este ano, o índice encontra o mesmo grupo de países em sua cabeça, países como a Finlândia, Noruega e Holanda liberdades que o respeito básico. Isto serve como um lembrete de que a independência da mídia só pode ser mantida em democracias fortes e que a democracia precisa de liberdade de imprensa. Vale a pena notar a entrada de Cabo Verde e Namíbia para o top vinte, dois países onde não Africano tentativas de obstrução da mídia foram relatados em 2011."
"O primeiro Estado não europeu da classificação vem de África e está entre os dez países do mundo que mais respeitam a liberdade de imprensa. Trata-se de Cabo Verde (9º), democracia saudável, modelo de boa governação, onde a alternância faz parte da vida política, como se constatou nas eleições presidenciais do Verão passado. Os jornalistas são completamente livres e o acesso de todas as forças políticas aos meios de comunicação públicos está assegurado" refere o site. 


TOP TEN 
1. Filandia 
-  Noruega (Igualdade pontual com a Noruega)
3. Estónia
-  Holanda 
4. Austria
5. Islândia
-  Luxemburgo
8. Suíça
9. Cabo Verde
6.Canada