domingo, 15 de janeiro de 2012

Mandela vai ganhar um aeroporto em Cabo Verde

Mais um conselho de ministros, mais uma polémica. O governo de José Maria Neves vai atribuir o nome do aeroporto internacional da Praia o nome de Nelson Mandela.


"Cabo Verde é um país de liberdade, de diálogo, de paz, de tolerância, de encontro de culturas e de civilizações. Deu um extraordinário contributo para as negociações de paz na África Austral, para a Independência da Namíbia e o fim do Apartheid na África do Sul. Mandela é um ícone da liberdade, da dignidade e da transformação da África, como Amílcar Cabral, Kwame N´Krumah, Agostinho Neto, Aristides Pereira, Frantz Fanon, Eduardo Mondlane, Patrice Lumumba. Por isso, o Hospital da Praia homenageia Agostinho Neto, várias ruas e avenidas no mundo inteiro homenageiam Amílcar Cabral. Há dias em Saint Denis atribuíram o nome de Amílcar Cabral a uma rua. Homenagear Mandela é lembrar as estrelas africanas, é abrir-se ao mundo, é sentir e viver a liberdade e a dignidade deste nosso grande continente." Proferiu José Maria Neves na sua página no Facebook.

A crítica não perdeu a oportunidade de atacar o primeiro-ministro e o seu governo: 

Tchale Figueira: “Senhor Primeiro Ministro deste País: Qual é a sua, e do seu governo, dar o nome do aeroporto da Praia, o nome de Nelson Mandela??? Em Santiago, não nasceram ilustres filhos, que mereciam este reconhecimento???? Que grande barraca seus políticos de meia tigela, se já perderam a vossa auto estima, a favor de interesses ( SABE O DIABO QUAIS) podem ir pentear macacos.”

Abrão Vicente: “Tudo é ideologia, nada é feito sem segundas intenções. José Maria Neves é um político maduro que nunca dá um ponto sem nó. Este sinal é forte o suficiente para atingir os seus fins? Haverá algum sinal suficientemente forte que seja capaz de atingir o fim pretendido por Neves e o seu executivo?”

Edder Pereira: “Deram o nome do aeroporto internacional da Cidade da Praia o nome de Nelson Mandela. Porque? Com muitas grandes figuras que marcaram a nossa história, como Nha Nacia Gomi, Ildo Lobo, Catchass, Pantera. Devemos preservar e dar o que é nosso mais valor. Nelson Mandela foi uma grande homem sim senhor… Mas te haver com a Africa do Sul.”

Apos decidir não honrar Cesária Évora no seu funeral com honras de estado o povo (no Facebook) criticaram e fizeram um corrente contra o governo que deu certo. Será que os cabo-verdianos vão voltar a fazer uma nova corrente desta feita contra o nome de Nelson Mandela ao aeroporto da Praia? Só o tempo dirá