quarta-feira, 23 de junho de 2010

1º Campeonato do Mundo da FIFA Uruguai 1930


DADOS
O primeiro mundial teve 13 equipas e realizou-se a 13 de Julho de 1930 e terminou a 30 de Julho do mesmo ano, aconteceram 18 jogos com 70 golos marcados (média 3.9 por jogo) onde o Campeão foi o Uruguai com a Argentina e os EUA a colocarem-se no segundo e terceiro lugar respectivamente. O melhor marcador foi Guillermo STABILE (ARG)
RESUMO
A escolha do Uruguai para sediar a primeira Copa do Mundo da FIFA foi feita em meio a uma grave crise económica na Europa. Para participarem de um torneio do outro lado do mundo, as selecções europeias teriam de realizar uma longa viagem transatlântica. Além disso, alguns clubes ficariam dois meses sem os seus principais jogadores.
A primeira Copa do Mundo da FIFA foi organizada de uma forma diferente da actual. Sem eliminatórias, 13 selecções foram convidadas, e o sorteio final só foi feito depois de elas chegarem ao Uruguai.
A França derrotou o México por 4 a 1 na partida de abertura, mas foram duas selecções sul-americanas que fizeram a final. Após chegar ao intervalo perdendo por 2 a 1 para a rival Argentina, o Uruguai virou o jogo e venceu por 4 a 2, conquistando o troféu projectado pelo escultor francês Abel Lafleur.
A competição foi um sucesso total: 50 mil espectadores assistiram à vitória do Uruguai sobre a Suíça na decisão. Em 1928, contudo, muitas nações não quiseram participar do Torneio Olímpico em Amesterdão. Já era o momento de uma competição nova e independente ser criada para dar conta do crescimento do futebol profissional.
No dia 26 de Maio de 1928, em Amesterdão, o congresso da FIFA decidiu que o novo torneio seria realizado em 1930 e estaria aberto a todos os países-membros. Em 18 de Maio de 1929, o congresso de Barcelona elegeu o Uruguai para ser a primeira nação a sediar uma Copa do Mundo da FIFA.·

Como era o campeão olímpico e comemoraria 100 anos de independência em 1930, o Uruguai foi a escolha mais apropriada. Embora a decisão tenha sido aprovada com entusiasmo por todos os países praticantes do futebol, muitas nações europeias não gostaram muito da ideia de cruzar o Atlântico em uma viagem longa, cansativa e cara. Por esse motivo, várias federações nacionais acabaram desistindo da sua promessa de participar.  
Dois meses antes do torneio, nenhuma selecção europeia havia confirmado a sua inscrição. Foram os esforços pessoais do presidente da FIFA, Jules Rimet, que asseguraram a viagem de quatro seleccionados a Montevideu: Bélgica, França e Roménia no navio SS Conte Verde, e a Jugoslávia no navio MS Florida.
A primeira Copa do Mundo da FIFA atraiu apenas 13 nações: quatro europeias, oito sul-americanas e uma norte-americana. Em campo, no entanto, o futebol apresentado foi da maior qualidade. O público esperava um domínio das selecções regionais, mas as quatro europeias não fizeram feio. A França goleou o México por 4 a 1 e perdeu apertado por 1 a 0 para a Argentina em uma partida que entrou para a história após o árbitro dar o apito final seis minutos antes do fim do tempo regulamentar. Quando, atendendo a protestos, o juiz chamou os jogadores de volta ao campo, muitos deles já estavam no chuveiro.
Alguns dias depois, no gigantesco Estádio Centenário, com capacidade para 100 mil torcedores, Uruguai e Argentina se enfrentaram em meio a um clima de muita euforia. Mesmo com uma desvantagem de 2 a 1 no intervalo, a Celeste Olímpica teve competência e bravura para levar o título com três golos na etapa final, surpreendendo e derrotando a Argentina por 4 a 2. Jules Rimet entregou ao capitão uruguaio José Nazassi o troféu "Victoire aux Ailes d'Or", uma estátua dourada de quatro quilos e 30 cm de altura. As comemorações em Montevideu duraram vários dias e noites. O dia seguinte à vitória, o 31 de Julho, foi declarado feriado nacional. A bola estava em jogo para o evento de maior prestígio do futebol. A internacionalização do desporto havia sido oficialmente proclamada.
CURIOSIDADES
Na final, a argentina vencia por 2 a 1 após um primeiro tempo com a sua própria bola, mas a entrada de uma bola uruguaia na etapa final coincidiu com a virada e a vitória dos donos da casa por 4 a 2;
Ambas as semi-finais terminaram 6 a 1. A argentina bateu os EUA no dia 26 de Julho, um dia antes de o Uruguai derrotar a Jugoslávia pelo mesmo placar;
A Roménia, cuja selecção fora convocada pelo Rei Carlos II, só precisou de 50 segundos para marcar um golo na sua estreia na copa do mundo da FIFA em uma vitória por 3 a 1 sobre o Peru;
O jogo entre argentina e Chile pelo grupo 1 colocou frente a frente os dois técnicos mais jovens da história da competição: Juan José Tramutola de 27 ano e Györgi Orth de 29;
Os jogos foram realizados em somente três estádios, todos em Montevideu. Como comparação 20 estádios em 20 cidades foram usados em 2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.