sábado, 26 de junho de 2010

Campeonato do Mundo da FIFA Brasil 1950



DADOS
·         Equipes: 13
·         Quando:  24 Junho 1950 para 16 Julho 1950
·         Final:  16 Julho 1950
·         Jogos:  22
·         Golos:  88 (média 4.0 por partida)
·         Público:  1042675 (média 47394)
§  Campeão:  Uruguai
§  Vice-campeão:  Brasil
§  Terceiro:  Suécia
§  Quarto:  Espanha
§  Melhor marcador:  ADEMIR (BRA)
RESUMO
O Brasil construiu o maior estádio de futebol do planeta para sediar o Mundial da FIFA 1950, mas a esperança de consagrar o gigantesco Maracanã com o primeiro título mundial foi destruída após uma das maiores surpresas da história da competição.
O mundial da FIFA 1950 não teve final, pois foi decidida em um quadrangular mesmo assim Brasil e Uruguai fizeram justamente na última rodada da fase final a partida que decidiu o torneio precisando de somente um empate a selecção brasileira abriu o marcador aos dois minutos do segundo tempo, mas o Uruguai conseguiu a virada com golos de Juan Schiaffino e Alcides Ghiggia. Um silêncio ensurdecedor de 200 mil vozes foi ouvido no Maracanã e o pequeno país vizinho comemorou no Brasil o seu segundo título mundial.
O Uruguai campeão mundial em 1930 só precisou disputar uma partida (goleou a Bolívia por 8 a 0) para chegar ao quadrangular final. A competição no Brasil foi o primeiro mundial da FIFA após a Segunda Guerra Mundial, durante todo o conflito o cobiçado troféu ficara escondido em uma caixa de sapatos sob a cama do italiano Ottorino Barassi vice-presidente da FIFA. Com o retorno da paz ele ganhou o nome de Taça Jules Rimet para comemorar o renascimento da competição.
Treze participantes
Apenas 13 selecções disputaram o título no Brasil devido à ausência de países do Leste Europeu e a uma série de desistências de peso, especialmente de Argentina e França — esta última em protesto contra um itinerário que envolveria uma viagem de 3.500 km entre uma partida e outra.

A Inglaterra estava presente pela primeira vez depois de vencer um torneio entre os países das Ilhas Britânicas por outro lado, a Escócia que teria o direito de viajar depois de ficar em segundo lugar recusou a oportunidade. Quem também se classificou mas não quis jogar foi a Turquia. Já a Índia disse não porque a FIFA não permitiria que seus atletas jogassem de pés descalços. Os cinco participantes sul-americanos não precisaram disputar nenhuma partida nas eliminatórias.
O torneio teve uma primeira fase bastante incomum, com as selecções divididas em dois grupos de quatro países, um grupo de três e ainda um grupo com somente Uruguai e Bolívia.
O Maracanã era um monumento à ambição brasileira e os homens comandados por Flávio Costa superaram a expectativa na estreia e abriram a campanha com uma goleada de 4 a 0 sobre o México. Porém o empate em 2 a 2 com a Suíça deixou o Brasil precisando de uma vitória no último jogo diante da Jugoslávia na partida que decidiu o grupo os brasileiros tiveram um pouquinho de sorte quando o atacante jugoslavo Rajko Mitić machucou a cabeça ao subir as escadarias para relvado do Maracanã ele ainda estava sendo atendido quando Ademir abriu o placar para o Brasil que definiu o marcador com Zizinho no segundo tempo.
Enquanto o Brasil avançava, a campeã Itália era eliminada ao ser derrotada pela Suécia por 3 a 2, os escandinavos todos amadores haviam perdido Gunnar Gren, Gunnar Nordahl e Nils Liedholm para a Série A italiana após o título olímpico em 1948, mas os jogadores dirigidos pelo inglês George Raynor ainda tinham o suficiente para superar a Itália que perdera muitos dos seus principais atletas no ano anterior em um terrível acidente aéreo que tirara a vida de 19 jogadores do Torino.
Surpresa norte-americana
Com o terceiro lugar da Suécia Raynor foi o único inglês a comemorar algo no Brasil a selecção do país que inventou o futebol moderno fez muito feio na sua primeira participação no mundial, Inglaterra chegou mal preparada e pagou caro em Belo Horizonte com uma derrota por 1 a 0 para os Estados Unidos, treinados pelo escocês Bill Jeffrey os americanos haviam estreado com derrota para a Espanha mas tinham aberto o marcador e permanecido na frente do placar durante a maior parte do jogo. No entanto contra a Inglaterra tiveram a ajuda da sorte para manter a vantagem assegurada com um golo de Joe Gaetjens no primeiro tempo. Entre os homens que escreveram uma das páginas mais lamentáveis da história do futebol inglês estava o lateral-direito Alf Ramsey que se redimiu como treinador ao conquistar o título mundial em 1966.

No quadrangular final o Brasil estreou com tudo ao golear a Suécia por 7 a 1 com quatro golos de Ademir melhor marcador da competição. Com uma nova goleada por 6 a 1 diante da Espanha os brasileiros ficaram com uma mão no troféu só precisava empatar na última rodada com o Uruguai que vinha de um empate em 2 a 2 com a Suécia e uma vitória por 3 a 2 sobre a Espanha, em ambos os casos chegando ao intervalo em desvantagem.
Embora o Uruguai tivesse vencido um dos três amistosos entre os dois países dois meses antes da competição a confiança era tanta no Brasil que o jornal Gazeta Esportiva trouxe a manchete "Venceremos o Uruguai". O prefeito do Rio proclamou o Brasil campeão do mundo antes do pontapé inicial e poucas almas em uma torcida estimada em 174 mil espectadores — mas que pode muito bem ter superado a marca dos 200 mil — imaginavam qualquer coisa diferente.
O Brasil abriu o placar com tranquilidade em uma jogada armada por Zizinho e Ademir e concluída por Friaça, mas o Uruguai comandado pelo capitão Obdulio Varela empatou aos 21 da segunda parte depois de Gigghia passar por Bigode pela ponta direita e cruzar para Schiaffino marcar, então faltando apenas 11 minutos veio o imponderável: Gigghia deixou Bigode mais uma vez para trás e chutou entre Barbosa e o poste levando a Celeste Olímpica ao paraíso — e o Brasil ao desespero.
CURIOSIDADES
Na sua única partida em um mundial o ponta de lança Rubén Morán de 19 anos saiu do banco para ajudar o Uruguai a derrotar o Brasil na final por 2 a 1;
Fredy Bickel entrou em campo para a estreia da Suíça diante da Jugoslávia 12 anos e 13 dias depois da sua última partida pelo torneio;
Com 22 jogadores o plantel jugoslavo foi formado apenas por atletas de quatro equipes: Estrela Vermelha, Partizan, Hajduk Split e Dínamo de Zagreb;
A vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra foi tão surpreendente que, ao receber a informação, um jornal inglês achou que se tratava de um erro do telégrafo e noticiou uma vitória de seu país por 10 a 1;
A Escócia se negou a disputar o mundial depois de perder um torneio entre as selecções das Ilhas Britânicas. Já a Índia desistiu após saber que seus atletas não poderiam jogar de pés descalços.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.