sábado, 28 de julho de 2012

Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Londres

A abertura oficial foi ontem, apesar de alguns jogos já terem começado, com um espectáculo memorável com grandes imagens principalmente uma que esta a correr as redes sociais: A passagem do comité cabo-verdiano. Nas 30 edições dos jogos esta e´a quinta vez que Cabo Verde participa. 



Cabo Verde participa com quatro atletas: Lidiane Lopes e Rúben Sanca em atletismo e Adysangela Moniz em Judo. O quarto atleta é Marcio Fernandes que vai jogar os Jogos Para-Olímpicos.


Adysângela Moniz vai participar por mérito próprio (primeira vez para um atleta crioulo) ao participar nos Jogos Africanos, a atleta vai participar na categoria mais de 78 kg em Judo. Moniz é a sétima melhor judoca africana e 83º a nível mundial.
Ela entrará em competição no dia 3 de Agosto.








Lidiane Lopes recebeu o convite para representar Cabo Verde em Londres nos 100 metros. Lopes de 17 anos é natural da Ilha do Sal e é considerada jovem promessa do atletismo cabo-verdiano. Ela vai competir no dia 3 de Agosto nos 100 metros.








Ruben Sanca de 25 anos vai presentar Cabo Verde nos 500 metros em atletismo. O atleta entra em pista no dia 8 de Agosto











Márcio Fernandes nasceu em Portugal e foi nesse pais que ele aos dez anos perdeu uma perna num acidente numa linha de comboio. É  filho de cabo-verdianos e é o único cabo-verdiano a participar nos jogos Para-olímpicos com o lançamento de dardo


A delegação Olímpica de Cabo Verde esta composta por 10 elementos entre eles atletas, dirigentes, treinadores e um medico.
Emílio Torres é o treinador da Adysângela Moniz, Julio Nagana vai treinar a salense Lidiane Lopes enquanto que Rúben é treinado pelo americano Gary Gardner.





Na cerimonia de ontem Adysangela Moniz foi a Porta-Bandeira da nação crioula que desfilaram conjuntamente com 10500 atletas de 205 países. O espectáculo demorou uma hora e vinte minutos no Estádio Olímpico de Londres que teve cerca de 80.000 espectadores.




Você pode acompanhar os jogos através deste blogue: http://bloguedtudo1pouco.blogspot.pt/p/londres-2012.html

2 comentários:

  1. O espectáculo teve a duração de quase 4h, a não ser que te estejas a referir ao desfile das equipas ;)

    ResponderEliminar

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.