sábado, 10 de julho de 2010

Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002




DADOS
·         Equipas: 32
·         Quando: 31 Maio 2002 para 30 Junho 2002
·         Final: 30 Junho 2002
·         Jogos: 64
·         Golos: 161 (média 2.5 por partida)
·         Assistência: 2705197 (média 42268)
§  Campeão: Brasil
§  Vice-campeão: Alemanha
§  Terceiro: Turquia
§  Quarto: Coreia do Sul
§  Bola de Ouro adidas: Oliver KAHN (GER)
§  Chuteira de Ouro adidas: RONALDO (BRA)
§  Prémio Yashin para o Melhor Guarda-redes: Oliver KAHN (GER)
§  Prémio de Melhor Jogador Jovem: Landon DONOVAN (USA)
§  Prémio FIFA Fair Play: Bélgica
§  Prémio da FIFA para a Equipe Mais Espectacular: Coreia do Sul
RESUMO

A Copa do Mundo da FIFA Coreia/Japão 2002 mostrou a nova cara do futebol. Em um novo continente diversas velhas potências ficaram para trás, depois de inúmeras surpresas pela primeira vez os quartos-de-final contaram com selecções de cinco confederações diferentes. A decisão porém foi entre os tradicionais seleccionados de Alemanha e Brasil com a selecção comandada por Luiz Felipe Scolari chegando ao inédito pentacampeonato mundial. 

O atacante Ronaldo tão criticado pelo fracasso na final contra a França quatro anos antes foi o herói brasileiro e marcou os dois golos da vitória na decisão em Yokohama, ele terminou o torneio com oito golos o maior número desde os dez golos de Gerd Müller no México 1970.
 

Ritmo senegalês
A partida de abertura deu uma ideia do que viria pela frente na fase de grupos: a estreante selecção do Senegal derrotou a França por 1 a 0 com um golo de Papa Bouba Diop, os franceses não conseguiram se recuperar daquele resultado e terminaram no fundo da tabela do Grupo A sem nenhum golo marcado. Para os senegaleses entretanto a festa estava só começando, classificado para os oitavos-de-final o seleccionado derrotou a Suécia na morte súbita mas o mesmo golo de ouro eliminou os africanos nas quartas diante da Turquia.
Os Estados Unidos pregaram outra peça ao vencerem na estreia a festejada selecção portuguesa por 3 a 2, os lusos se recuperaram na vitória contra a Polónia mas acabaram sendo a segunda grande nação europeia a voltar para casa mais cedo após serem derrotados pela outra zebra do Grupo D a Coreia do Sul.  

A eliminação da Argentina ao lado da Nigéria no Grupo F foi ainda mais surpreendente. Os comandados de Marcelo Bielsa venceram os nigerianos na estreia mas depois perderam por 1 a 0 para a velha rival Inglaterra em Sapporo em uma das partidas mais esperadas da primeira fase, o capitão David Beckham expulso no confronto entre os dois países quatro anos antes deixou o passado para trás ao marcar de penálti o golo da vitória. Com apenas um empate contra a Suécia na última rodada os portenhos uniram-se à lista dos favoritos eliminados.
 
Anfitriões vão em frente
Os jogos de mata-mata tiveram menos surpresas que a fase de grupos mas a co-anfitriã Coreia do Sul continuou superando as expectativas, nos oitavos-de-final os comandados do técnico Guus Hiddink saíram perdendo da Itália mas conquistaram a vitória com o golo de ouro de Ahn Jung Hwan. Nos quartos aproveitaram a sorte para superar a forte Espanha nos penáltis, nem mesmo a derrota por 1 a 0 para a Alemanha na semifinal tirou o incrível entusiasmo dos sul-coreanos que a cada partida transformavam as ruas em um verdadeiro mar vermelho.
Na primeira Copa do Mundo da FIFA no continente asiático os japoneses também fizeram a sua festa particular empurrado pela ruidosa torcida local o Japão do treinador Philippe Troussier ficou em primeiro no Grupo H, a campanha da primeira fase teve contra a Rússia a primeira vitória japonesa na história da competição seguida pelo triunfo diante da Tunísia, mas a aventura nipônica terminou com a derrota para a surpreendente Turquia nos oitavos-de-final.
Os turcos voltavam à Copa do Mundo da FIFA depois de 48 anos e chegaram à segunda fase superando a Costa Rica no saldo de golos, depois de derrotar o Japão a Turquia passou pelo Senegal com o golo de ouro de Ilhan Mansiz para enfrentar o Brasil nas semifinais. O eventual campeão vinha de uma virada sobre a Inglaterra nas quartas-de-final e voltou a encontrar dificuldades para vencer os turcos por apenas 1 a 0. 

Alemanha chega a mais uma final
A tradicional Alemanha não estava entre os grandes favoritos antes do torneio, pois havia tomado uma goleada de 5 a 1 para a Inglaterra nas eliminatórias e só conseguira a classificação na repescagem, mas três vitórias consecutivas por 1 a 0 no mata-mata levaram os alemães à sua sétima final de Copa do Mundo da FIFA. Diante dos EUA nos quartos-de-final e da Coreia do Sul na semifinal as vitórias vieram com um golo de Michael Ballack e com uma sólida actuação de Oliver Kahn. Porém Ballack levou o segundo amarelo contra os sul-coreanos e ficou fora da final.
Ironicamente, foi o outrora imbatível Kahn — escolhido o melhor jogador do torneio — que deu de presente a Ronaldo o golo que abriu o marcador na metade do segundo tempo da decisão em Yokohama no dia 30 de Junho. O Fenómeno ainda fez o segundo após um brilhante passe de Rivaldo e garantiu o título para o Brasil. Para atacante que estivera lesionado quase todo o tempo entre as duas edições da Copa o momento foi de redenção.
Depois de um mês de heróis inesperados e vítimas imprevistas o torneio no Extremo Oriente terminou com uma cena bastante comum: a selecção brasileira dando a volta olímpica com o troféu mais cobiçado do futebol mundial. Com o pentacampeonato o Brasil manteve o seu extraordinário recorde de ter conquistado a Copa do Mundo da FIFA em todos os continentes que sediaram o evento.
CURIOSIDADES
Na decisão do terceiro lugar o turco Hakan Sükür marcou o golo mais rápido da história da Copa do Mundo da FIFA ao abrir o marcador contra a Coreia do Sul aos 11 segundos de jogo;
Em 79º lugar no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola antes do início das eliminatórias em Junho de 2000 o Senegal chegou às quartas-de-final na Coreia/Japão 2002;
Um dia depois de actuar na derrota dos EUA para a Alemanha Landon Donovan saiu do banco para ajudar o San Jose Earthquakes a derrotar o Colorado Rapids pela Major League Soccer;
Ronaldo fez o famoso corte "Cascão" depois que o seu filho pequeno o confundiu com o lateral Roberto Carlos na televisão;
No confronto pelo Grupo F quatro jogadores da selecção inglesa eram mais velhos que a soma das idades dos nigerianos Femi Opabunmi e Bartholomew Ogbeche ambos com 17 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.