sábado, 10 de julho de 2010

Copa do Mundo da FIFA Itália 1990


DADOS
·         Equipas: 24
·         Quando: 08 Junho 1990 para 08 Julho 1990
·         Final: 08 Julho 1990
·         Jogos: 52
·         Golos: 115 (média 2.2 por partida)
·         Assistência: 2516215 (média 48388)
§  Campeão: Alemanha Ocidental
§  Vice-campeão: Argentina
§  Terceiro: Itália
§  Quarto: Inglaterra
§  Bola de Ouro adidas: Salvatore SCHILLACI (ITA)
§  Chuteira de Ouro adidas: Salvatore SCHILLACI (ITA)
§  Prémio de Melhor Jogador Jovem: Robert PROSINECKI (CRO)
§  Prémio FIFA Fair Play: Inglaterra
RESUMO
A Alemanha Ocidental conquistou pela terceira vez a Copa do Mundo da FIFA em 1990. Na final em Roma os alemães se vingaram da Argentina que havia vencido a decisão na Cidade do México quatro anos antes a vitória foi um verdadeiro triunfo para Franz Beckenbauer que se igualou a Zagallo como o segundo homem a ter conquistado o título mundial como treinador e jogador.
A Copa do Mundo da FIFA Itália 1990 teve a menor média de golos da história com somente 2,21 por jogo mas não faltaram cores nem emoções. As surpresas já começaram na partida de abertura em que a selecção de Camarões derrotou a Argentina no magnificamente renovado San Siro com Roger Milla no grande momento da sua carreira Camarões foi em frente e fez história.
A Itália voltava a organizar a maior competição do futebol mundial depois de sediar a edição de 1934. Para garantir um grande sucesso dentro e fora de campo os italianos investiram muito e se envolveram de corpo e alma. Dez estádios em todo o país foram completamente renovados e duas arenas gigantescas foram construídas em Turim e Bari. A mascote foi o bonequinho Ciao mas o verdadeiro símbolo do torneio para a torcida italiana foi Salvatore "Totó" Schillaci um atacante que não tinha feito nenhum golo pela selecção antes de Junho de 1990.
O segundo time de todos
Algumas pequenas surpresas marcaram a primeira fase uma delas foi a estreante Costa Rica que bateu Escócia e Suécia para chegar às oitavas-de-final. Já a selecção da Irlanda treinada pelo inglês Jack Charlton ficou entre as oito melhores do mundo logo na sua primeira participação na Copa do Mundo da FIFA. Mas nada que se comparasse à espectacular campanha de Camarões até as quartas-de-final. Os Leões Indomáveis do astro Roger Milla foram a segunda equipa de todos os adeptos.
O atacante de 38 anos teve de ser convencido a retornar da aposentadoria na ilha de Reunião para disputar a competição na Itália. Ao sair do banco contra a Romênia ele marcou os dois golos que levaram Camarões à segunda fase. Contra a Colômbia do guarda-redes Higuita, Milla repetiu o feito e comemorou dançando junto à bandeirinha de canto a primeira classificação de um país africano às quartas-de-final. Os Leões Indomáveis poderiam ter chegado ainda mais longe se não fossem os dois penáltis convertidos por Gary Lineker. Camarões derrotavam a Inglaterra por 2 a 1 faltando dez minutos mas o atacante inglês fez o golo do empate e depois definiu o confronto no prolongamento mesmo assim o rugido dos craques africanos ressoou no mundo inteiro rendendo ao continente uma terceira vaga para a Copa do Mundo da FIFA 1994.
Inspirada pela habilidade e exuberância de Paul Gascoigne a Inglaterra chegou à sua primeira semifinal desde 1966 mas teve pouca sorte diante dos velhos rivais alemães em um jogo emocionante decidido nos penáltis e ainda relembrado pelas lágrimas de "Gazza". A partida foi a mais complicada do torneio para os germânicos liderada por Lothar Matthäus, Jürgen Klinsmann e Andreas Brehme todos jogadores da Internazionale a Alemanha Ocidental teve a vantagem de jogar as cinco primeiras partidas "em casa" no estádio San Siro em Milão. Os destaques do início da campanha foram a grande goleada de 4 a 1 sobre a Jugoslávia e o triunfo diante da decepcionante selecção holandesa na segunda fase.
Totó, o herói improvável 
Como a Itália descobriu da pior maneira nem sempre jogar em casa é suficiente. A campanha até as semifinais foi notável, com um golaço de Roberto Baggio contra a Checoslováquia e um recorde do guarda-redes Walter Zenga que ficou cinco jogos e 517 minutos sem sofrer golo mesmo assim a verdadeira sensação foram os olhos arregalados de Schillaci que só havia jogado uma partida pela selecção antes da Copa do Mundo da FIFA mas marcou seis golos e foi o artilheiro da competição. No entanto, os comandados de Azeglio Vicini viram os sonhos do título em casa serem destruídos pela Argentina em Nápoles.
Os alvicelestes não eram os mesmos de 1986 mas Maradona ainda estava lá e a presença de Don Diego em campo dividia os napolitanos, que o adoravam pelas suas conquistas com o Napoli detentor do título italiano. Outros destaques argentinos eram o atacante Claudio Caniggia autor do belo golo que eliminou o Brasil nos oitavos-de-final e também o guarda-redes Sergio Goycochea. Substituto de Nery Pumpido que quebrara a perna na segunda partida Goycochea fizera defesas decisivas contra o Brasil e também na decisão por penáltis contra a forte Jugoslávia nas quartas-de-final. Diante da Itália, ele voltou a defender dois penáltis e levou a Argentina à final após um empate em 1 a 1 que resistiu ao tempo normal e ao prolongamento.
O arqueiro portenho não conseguiu repetir a mesma façanha em Roma onde Brehme não desperdiçou a chance e marcou de penálti o golo do título da Alemanha Ocidental aos 40 minutos do segundo tempo. Em uma final tecnicamente fraca a Argentina sentiu a falta de Caniggia e foi a primeira selecção a não marcar golos e a ter jogadores expulsos (Gustavo Dezotti e Pedro Monzón) em uma decisão de Copa do Mundo da FIFA. Dezasseis anos depois de capitanear a Alemanha Ocidental na campanha do título de 1974 o técnico Beckenbauer comemorava mais uma vez. Com a conquista merecida do tricampeonato os alemães se igualaram à Itália e ao Brasil como os países mais vitoriosos do futebol mundial.
CURIOSIDADES
Sem ter feito nenhuma partida pela selecção italiana antes do torneio, Salvatore Schillaci marcou seis dos sete golos da sua carreira pela Itália e conquistou a Chuteira de Ouro adidas;
Na semifinal entre Itália e Argentina o árbitro Michel Vautrot acrescentou oito minutos no final do primeiro tempo do prolongamento após se esquecer de olhar o relógio;
O inglês Peter Shilton conseguiu atingir a marca de dez jogos não consecutivos sem tomar golos em três edições da Copa do Mundo da FIFA. Já o italiano Walter Zenga estabeleceu o recorde de 517 minutos de invencibilidade em baixo das traves;
A selecção de Camarões é a única a ter vencido um grupo da Copa do Mundo da FIFA mesmo com saldo de golos negativo. A campanha da primeira fase em 1990 começou com duas vitórias pelo placar mínimo mas terminou com uma derrota por 4 a 0 para a União Soviética;
Assim como contra a Bélgica na Espanha 1992 a Argentina perdeu por 1 a 0 para Camarões a partida de abertura na condição de detentora do título mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.