quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa do Mundo da FIFA Inglaterra 1966


DADOS
·         Equipas: 16
·         Quando: 11 Julho 1966 para 30 Julho 1966
·         Final: 30 Julho 1966
·         Jogos: 32
·         Golos: 89 (média 2.8 por partida)
·         Assistência: 1601153 (média 50036)
§  Campeão: Inglaterra
§  Vice-campeão: Alemanha Ocidental
§  Terceiro: Portugal
§  Quarto: União Soviética
§  Melhor marcador: EUSEBIO (Eusébio da Silva Ferreira) (POR)
§  Prémio de Melhor Jogador Jovem: Franz BECKENBAUER (GER)
RESUMO
A Inglaterra chegou ao topo do mundo jogando em casa em 1966 depois de derrotar a Alemanha Ocidental em uma das finais mais emocionantes e polémicas da história da Copa do Mundo da FIFA.
Geoff Hurst foi o herói da vitória inglesa por 4 a 2 no estádio de Wembley ao marcar três golos na final, dois deles no prolongamento, Hurst detém o recorde de mais golos marcados em uma decisão de Copa do Mundo da FIFA embora até hoje permaneçam dúvidas quanto à legitimidade do seu segundo golo porque a bola bateu na trave e não teria cruzado a linha mas o golo foi validado pelo auxiliar Tofik Bakhramov.
O golo de Hurst não foi a única controvérsia do torneio o Brasil principal candidato sul-americano ao título e então bicampeão do mundo deixou a competição ainda na primeira fase reclamando muito da arbitragem. A Inglaterra 1966 viu ainda a surpreendente selecção norte-coreana eliminar a Itália e a memorável exibição de artilharia do craque português Eusébio vencedor de melhor marcador com nove golos.
A imaginação de Ramsey 
Para a Inglaterra o mundial de 1966 representava a oportunidade para que o país que inventou o futebol finalmente deixasse a sua marca na Copa do Mundo da FIFA depois de ignorarem as primeiras edições da Copa os ingleses estrearam no mundial de 1950 com uma embaraçosa derrota para os Estados Unidos. Em 1963 Alf Ramsey assumiu o cargo de treinador com o objectivo de levar a Inglaterra à era moderna do desporto: pela primeira vez não era uma comissão de dirigentes que escolhia os jogadores mas o treinador. Ramsey convocou atletas impopulares e esforçados e ao rejeitar o 4-2-4 e recuar os pontas Ball e Peters fez nascer o famoso 4-4-2 britânico.

O central Bobby Moore e o médio Bobby Charlton eram fundamentais para os planos da Inglaterra mas o país teve um começo pouco inspirado no empate sem golos da partida de abertura contra o Uruguai. Na verdade o maior assunto da campanha dos ingleses na primeira fase foi a falta cometida por Nobby Stiles no francês Jacques Simon, alguns árbitros da federação inglesa chegaram a pedir a Ramsey que dispensasse o impiedoso volante mas o técnico não atendeu ao pedido.
Os anfitriões também passaram um sufoco com o roubo da Taça Jules Rimet que estava exposta em Londres. Dias depois o precioso objecto foi encontrado por um cachorro chamado Pickles no meio dos arbustos de um jardim na zona sul da cidade mas Pickles não foi o único herói de quatro patas da Inglaterra 1966: o leãozinho Willie foi a primeira mascote da história da Copa do Mundo da FIFA.
Os ingleses disputaram todos os seus jogos em Londres mas foi no norte do país que o evento realmente chamou a atenção na primeira fase. Em Liverpool o Brasil estreou em busca do tricampeonato vencendo a Bulgária por 2 a 0, Pelé e Garrincha marcaram os golos e se tornaram os primeiros jogadores a balançarem as redes em três edições consecutivas da Copa do Mundo da FIFA apesar disso a vitória contra a Bulgária foi o máximo que os então campeões mundiais conquistaram na terra da rainha.
Vítima de um carrinho violento na partida de estreia da selecção brasileira Pelé foi poupado do jogo contra a Hungria. Liderados por Florian Albert os húngaros venceram o Brasil por 3 a 1 a primeira derrota do país em uma Copa do Mundo da FIFA desde 1954. Embora tenha voltado para a partida contra Portugal Pelé foi caçado em campo por Morais sob o comando do técnico brasileiro Otto Glória os portugueses aproveitaram e Eusébio marcou duas vezes na vitória de 3 a 1 a terceira seguida da estreante selecção lusa, o craque português eleito o Jogador Europeu do Ano mal havia começado a brilhar.
A surpresa norte-coreana 
Na segunda fase os portugueses enfrentaram a Coreia do Norte outra revelação da Inglaterra 1966 os norte-coreanos haviam-se classificado para a Copa do Mundo da FIFA ao vencerem a Austrália depois que os outros países asiáticos e africanos se retiraram da competição em protesto pela decisão de permitir apenas uma vaga para ambos os continentes. Com um futebol rápido e harmonioso a Coreia do Norte surpreendeu a Itália na última partida da fase de grupos o golo solitário de Pak Doo Ik no estádio Ayresome Park em Middlesbrough levou a selecção asiática aos quartos-de-final e despachou os italianos de volta para casa onde foram recebidos com uma chuva de tomates.

Em uma das partidas mais emocionantes da competição os norte-coreanos quase protagonizaram uma zebra ainda maior nos quartos-de-final marcando 3 a 0 contra Portugal em apenas 25 minutos de jogo mas os asiáticos acabaram derrotados por 5 a 3 depois que Eusébio e os seus companheiros acordaram em uma actuação brilhante o craque português virou o jogo praticamente sozinho e aos 15 minutos do segundo tempo já havia feito quatro golos.
Portugal teve de se contentar com a disputa do terceiro lugar depois de perder na semifinal para a Inglaterra com dois golos de Bobby Charlton Eusébio foi marcado de perto o jogo inteiro por Stiles e só conseguiu descontar de penálti nos minutos finais. Os anfitriões vinham de uma partida nervosa nas quartas-de-final contra a Argentina em que Hurst justificara a sua escalação em detrimento do atacante Jimmy Greaves ao marcar o único golo do confronto depois da expulsão do capitão argentino Antonio Rattin agora somente a Alemanha Ocidental separava os ingleses do título.
O seleccionado de Helmut Schön tinha Franz Beckenbauer com então 20 anos e quatro golos a caminho da decisão — dois deles marcados na estreia do craque alemão no torneio um humilhante 5 a 0 sobre a Suíça depois que o golo de Uwe Seeler contra a Espanha garantiu o primeiro lugar do grupo os alemães superaram as selecções do Uruguai e da União Soviética ambas com nove homens em campo. Helmut Haller e Beckenbauer bateram o grande goleiro soviético Lev Yashin na vitória de 2 a 1 na semifinal e foi Haller quem abriu o marcador na final contra os ingleses.
No entanto 30 de Julho de 1966 era mesmo o dia da Inglaterra. O alemão Wolfgang Weber chegou a silenciar o estádio de Wembley ao marcar o golo de empate aos 44 minutos do segundo tempo quando a torcida anfitriã já comemorava o título depois dos golos de Hurst e Martin Peters. Mas os homens de Ramsey recuperaram a vantagem no prolongamento com uma grande actuação do jogador mais jovem do plantel o incansável meio-campista Alan Ball. Hurst que registava apenas um golo pela Inglaterra antes do mundial balançou as redes duas vezes e finalmente os ingleses comemoraram o seu primeiro título da Copa do Mundo da FIFA.
CURIOSIDADES
Portugal fez golos nos últimos dez minutos de todas as suas seis partidas. O último deles, marcado por Torres garantiu a medalha de bronze;
A Coreia do Norte derrotava Portugal por 3 a 0 nas quartas-de-final mas quatro golos de Eusébio em pouco mais de 30 minutos ajudaram os lusos a vencerem de virada por 5 a 3;
O guarda-redes mexicano António Carbajal não sofreu qualquer golo na única partida que disputou na sua quinta copa, 16 anos e 25 dias de estrear na edição de 1950;

No confronto entre Uruguai e França os plantéis contavam com Pablo Forlán e Jean Djorkaeff cujos filhos Diego and Youri voltaram a se enfrentar defendendo os seus países em 2002;
Foram brasileiros o jogador mais velho e mais novo a marcarem um golo na Inglaterra 1966: Garrincha e Tostão respectivamente. Para completar os recordes Djalma Santos foi o atleta mais velho da competição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.