domingo, 18 de dezembro de 2011

Como as pessoas souberam da morte de Cesária Évora?

Ontem Cabo Verde não queria acreditar no que tinha acabado de acontecer, Cesária Évora tinha morrido, a notícia espalhou-se com vários sites a noticiar o ocorrido: as páginas no Facebook dos principais jornais portugueses noticiavam, a RTP (Jornal da Tarde) tinha noticiado como notícia de última hora no rodapé, vindo mais tarde a dar uma reportagem. Muitos outros sites recordavam a diva dos pés descalços.


A noite no jogo da primeira liga portuguesa de futebol entre o F.C. Porto (Cise é simpatizante dos dragões) contra o Marítimo a emoção foi ao rubro quando antes do jogo fez-se um minuto de silêncio com os jogadores no centro do relvado e nos ecrãs gigantes passavam algumas imagens da Cise e uma morna dela ouvia-se no estádio do Dragão.

   
Como é que as pessoas souberam da morte de Cesária Évora? 

Verónica Ribeiro (estudante no Brasil): “Um amigo viu no Facebook e disse-me e eu entrei na rede social e vi também.”

Iva Cabral (Reitora na U. Lusófona de Cabo Verde): “Eu abri a internet e vi a notícia na página do A Semana Online” 


Hélio Miguel (estudante em Portugal): “Enviaram mensagem no telemóvel e depois fui a internet ver”

Dai Varela (Jornalista em São Vicente): “Vi um “post” do Hernâni Almeida no Facebook deste”

Francisco Pinto (estudante em Portugal): “Vi no site desportivo Record a notícia”

Nando da Cruz (Musico cabo-verdiano que vive em Paris): "Meia hora após a sua morte recebi uma chamada de Cabo Verde"


Edivandio (Jogador do Marítimo): "Estava a falar com uma amiga que vive em França e ela recebeu uma chamada da filha da Cesaria a dizer que ela já não estava entre nos"


Joceline Medina (Artista residente em Lisboa): "Soube através do guitarrista Hernâni Almeida quando este escreveu no seu mural do Facebook, comecei logo a chorar não querendo acreditar. O meu aniversario (dia 18) não foi o mesmo, tinha uma secção de fotografia e não tinha a mínima vontade de o fazer, enfim a musica de Cabo Verde sem ela será incompleta. "


Cesaria Évora será enterrada no dia 20 de Dezembro, terça-feira, em Mindelo. O corpo da diva vai permanecer em câmara fria ate terça. As 07h00 será transladado para a residência familiar onde ficara ate ao meio dia, depois segue para o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente onde vai permanecer em câmara ardente ate a tarde, e pelas 16h00 parte o cortejo fúnebre para o cemitério.