quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Porque os homens feios conquistam mulheres bonitas?


Muitas vezes questionamos porque homens mais feios conseguem ter mulheres bonitas e os homens bonitos não. Investigadores fizeram teste a 96 e 103 mulheres universitárias que foram submetidos ao chamado “speed dating”, revezando-se a cada três minutos de conversa com cinco possíveis parceiros. Antes da conversa, os participantes avaliaram a si mesmos e depois analisaram os parceiros.


O estudo feito por investigadores americanos, e noticiado pela BBC, revela que homens com menos atributos  de beleza física (feios) parecem acreditar que são mais atraentes do que realmente são, o que aumenta a sua autoconfiança e os leva á acção.  

O facto de acharem que são lindos (percepção distorcida segundo os investigadores) é um mecanismo de evolução na preservação da espécie. Carin Perilloux, uma das autoras do estudo, disse que no processo da conquista, «há dois erros que um homem pode cometer: Ou ele pensa que uma mulher está interessada nele e não está, o que pode causar um constrangimento. Ou ela está interessada e ele perde a oportunidade» 

Os pesquisadores concluíram que os homens que não se intimidam com sua aparência física - mesmo correndo o risco de uma rejeição - consistentemente se dão melhor, e passam seus genes da "distorção" para seus herdeiros biológicos. 


Perilloux defende que as mulheres explicitem suas intenções - ou a falta delas - "o mais claro possível". Já os homens devem estar cientes de podem se equivocar em suas percepções - não para impedi-los de agir, mas para "evitar um coração partido depois".