quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Quem são os rivais da selecção de Cabo Verde?

Quando ocorre um jogo entre selecções os jogos podem ser mais ou menos intensos de acordo com a rivalidade entre as selecções. Todas (ou quase todas) as selecções tem as suas rivais.

E a nossa selecção tem rival? Temos uma selecção que esta atravessada na nossa garganta? Quem são os nosso "inimigos"? Estas duvidas me levaram ao Google mas nada de nada. Perguntei no Facebook no grupo Desporto Cabo-verdiano e aí vieram alguns nomes: Senegal, Mali e Angola.


O Senegal é geograficamente é o pais mais próximo de Cabo Verde, mas essa proximidade tambem significa rivalidade. Num total de onze jogos disputados entre ambos perdemos por sete vezes, empatamos por duas ocasiões e vencemos apenas por duas vezes.

1988 é o registo do primeiro jogo que aconteceu na cidade da Praia e perdemos em casa por uma bola a zero, mas vingamos no ano seguinte na casa deles quando vencemos por 2-1. Empate no jogo seguinte (1991) e três derrotas seguidas no Senegal. O ultimo jogo ocorreu em 2010 em Dakar e perdemos por 1-0.


A selecção do Mali é a mais forte do que a nossa mas porque tanta rivalidade? Segundo alguém tudo começou em 1984 mas o registo do primeiro jogo revela que tudo começou em 1988 quando em Bissau perdemos por 3-1. Então vamos la ver, jogamos sete jogos com os malianos e o numero de empate entre ambos foram dois em 1989 em Bamako (1-1) e 1998 na Praia (0-0). Quando perdemos em 1988 voltamos a ter derrotas contra os malianos em 1998 quando perdemos por 3-0 em Bamako e em 2011 perdemos pelo mesmo resultado no mesmo campo.
Agora é que são elas, claro que vencemos. Em 1995 foi a ano da nossa primeira vitoria sobre o Mali, e passado dez anos voltamos a vencer em casa por uma bola a zero.
Com os malianos perdemos três, empatamos dois e vencemos dois.

Afinal o Mali não tão forte assim como eu tinha dito antes, falta uma vitoria sobre eles para igualarmos.

Quando vi o nome de Angola fiquei triste, eles são nossos irmãos não é? Não fazemos parte da CPLP?
Mas essa rivalidade não começou no campo, quando cheguei a Portugal em 2008 fiquei a saber que Angolanos e Cabo-verdianos não se dão bem principalmente em Lisboa, tudo indica que ha inveja e basofaria de ambos os lados mas vamos focar para dentro do campo.

Tudo começou em 2000 quando os Palancas foram a cidade da Praia para empatar a uma bola com os Tubarões Azuis. Em 2005 em Lisboa perdemos por 2-1 após estarmos a vencer por 1-0 ao intervalo. Em 2009 jogamos dois jogos e vencemos o primeiro e empatamos o segundo.
No total de quatro jogos perdemos um ganhamos outro e dois empates o que me leva a dizer que temos de fazer mais um jogo para desempatar.
Em relação as outras equipas da CPLP os resultados são os seguintes:
Brasil: Nunca jogamos;
Guiné-Bissau: 10 jogos, 7 vitorias, 2 derrotas e 1 empate;
Moçambique: Nunca jogamos;
Portugal: Perdemos em 2006 por 4-1 e em 2010 o resultado foi de 0-0;
São Tome e Príncipe: Nunca jogamos;
Timor-Leste: Nunca jogamos;

Já agora bem que podias ter um torneio CPLP.

Continuando na procura de mais "inimigos" encontrei: Serra Leoa que venceu-nos por quatro vezes (2-0; 2-0; 2-0; 2-1), e perdeu connosco por apenas três ocasiões (1-0; 0-0 (5-4 pen.); 1-0).
Com a Guiné já disputamos seis jogos onde perdemos dois (1-0; 4-0) empatamos dois (1-1; 1-1) e ganhamos dois (2-0; 1-0).

Quanto mais os jogos, mais as derrotas mais a rivalidade aumenta, então temos rivais. Agora resta saber se estas selecções nos consideram rivais.

Fonte de resultados: FIFA

4 comentários:

  1. eu reitero o nosso maior rival, e Angola, essa rivalidade n nasceu propriamente dentro das quatro linhas mas sim, extra campo, ou seja, quem vive fora de cabo verde e que conhece os angolanos sabe da sua arrogancia (com todo respeito), existe uma certa inveja, dos dois lados, acalientando assim uma certa rivalidade sempre que essas duas selecções se encontram, havendo provocacoes dos dois lados, por isso e por outras coisas reitero que os nossos maiores rivais sao os angolanos

    ResponderEliminar
  2. Por ocasião de um aniversário da Independência, já não me lembro quando (1982?), organizou-se um torneio amigável cá em Cabo Verde com as 5 equipas dos PALOP. Já não me lembro da sequência dos jogos, mas penso que primeiro eliminámos a Guiné-Bissau e, depois, na final, Moçambique levou a melhor nos pontapés da grande penalidade depois de o jogo ter ficado 0-0.

    ResponderEliminar
  3. Nunca mais voltem a repetir que os angolanos são nossos irmãos,eu detesto aqueles fofoqueiros e invejosos,eles não são gentes são pestes...se em Portugal é assim aqui na Russia entao é ainda pior!!!
    Nunca mais repitam isso!!!

    ResponderEliminar
  4. Os angolanos irmãos de cabo-verdianos? NUNCA, dizem isso na treta "por palavras só", eles são uns falsos e invejosos. Não gostam dos Cabo-verdianos, querem sempre aparecer mais e arramar-se em os melhores

    ResponderEliminar

Os comentários são bem-vindos e importantes por isso se quiser comentar este artigo esteja a vontade para dizer o que bem entender, mas sem insultar quem quer que seja.