terça-feira, 28 de agosto de 2012

Round 1: Cabo Verde vs Camarões - Os convocados

Lúcio Antunes e Denis Lavayne já divulgaram quem são os atletas que irão estar no Estádio da Várzea para jogarem o primeiro jogo da qualificação para o CAN 2013. As duas equipas já se defrontaram duas vezes em 2008 tendo os Camarões vencido as duas partidas por 2-1 e 2-0.

Será que é desta que iremos obter a primeira vitoria?
Lúcio Antunes já escolheu os Tubarões Azuis e as grandes novidades são a chamada de Josimar Dias (Vozinha), Ricardo e Alex. 

Cabo Verde
Vozinha regressa assim a selecção cabo-verdiana num jogo que pode ser a sua estreia na baliza visto que da ultima vez foi suplente de Fock que neste momento esta sem clube. Para a defesa a inclusão de Ricardo é a novidade numa defesa forte cujo a maioria são titulares nas suas equipas.
No meio campo há uma novidade mas pela negativa que é a chamada de Valter que jogava na quarta divisão e agora esta sem clube.
Na frente de ataque não há surpresas pois já se estava a espera da chamada destes jogadores.


GR: Jozimar Dias (Vózinha) - Progresso Sambizanga - Angola
GR: Fredson Tavares (Fock) - Sem Clube
D: Odysseu Guy Ramos R.K.C. Waalwijk - Holanda
D: Admilson Barros (Gégé) - CD Maritimo - Portugal
D: Carlos Tavares (Carlitos) - AEL FC Limassol - Chipre
D: Fernando Neves (Nando) - Châteauroux - França
D: Fernando VarelaF.C.Vaslui - Roménia
D: Ianique Tavares (Stopira) - Videoton - Hungria
D: Ricardo Silva - Paços Ferreira - Portugal
D: Nivaldo Santos (Tax) - A. Académica de Coimbra - Portugal
M: Elvis Macedo (Babanco) - Sporting Clube Olhanense - Portugal
M:  Marco Soares - Omonia - Chipre
M: Odair FortesStade de Reims - França
M: Stenio Santos - CD Feirense - Portugal
M: Toni VarelaSparta Rotterdam BV - Holanda
M: Valter Borges - Sem clube
A: Jorge Djaniny Semedo - S.L. Benfica  - Portugal
A: José Andrade (Zé Luis) - S.C. Braga - Portugal
A: Heldon Ramos CD Maritimo - Portugal
A: Aires Fernandes (Alex) - G.D. Interclube - Angola
A: Ryan da Graça - Lille - França


Camarões 
Hoje e sempre falar da selecção de futebol masculina dos Camarões é falar sobre uma das melhores selecções de África de sempre, e da actualidade, com 6 participações em copas do mundo, com 4 Vitorias no campeonato de África das nações onde é sempre um potencial candidato a vitoria e campeão dos jogos Olímpicos de Sydney, esta selecção apresenta-se nas eliminatórias para o CAN na sua máxima força.

Uma das principais figuras dos Camarões é Alex Song agora jogador do Barcelona, um médio consagrado do futebol mundial que possivelmente actuará ao lado de Joel Matip jogador do Shalke 04 da Alemanha, dando muita consistência ao meio de campo onde também afigura-se a presença do nosso velho conhecido Achile Emana do Al Ahil da Arábia Saudita  que marcou 1 golo na vitória dos Camarões na várzea na derrota por 2 a 1 em 2008 na Várzea.

Na defesa aparecem nomes como Idriss Kameni que é considerado o melhor Guarda-Redes africano da actualidade o agora Guarda-Redes do Málaga de Espanha é um murro enorme a ser ultrapassado pelo nosso ataque, defesa que ainda tem nomes como Nicolas N’koulou e S. M’bia ambos do Marselha de França e A.Chedjou do Lille também de França que são peças importantes nas suas respectivas equipas, como potencias titulares na selecção camaronesa.

No ataque Denis Lavayne convocou muitos jovens talentosos, alguns com mais andanças de selecção como Eric-Maxim Choupo Moting da Alemanha, Vicent Abubakar do Valenciene de França que já disputaram o mundial da África do Sul, e o menos experiente mas de muita qualidade Jacques Zoua que começou a época a facturar pois já conta com 3 golos na Liga dos campeões europeus onde joga pelo Basel da Suíça, numa selecção onde pode se notar a ausência dos incontornáveis Bênoit Assou Ekotto do Tottenham de Inglaterra e Jean Makoun do Rennes de França, e assim fica-se a saber da missão espinhosa mais possível que os Tubarões Azuis tem a frente. 

Mas nem tudo são mar de rosas para a selecção dos Camarões, apesar de contar com um elenco fortíssimo a nível africano e não só, a selecção camaronesa é forte individualmente com defesas duros e consistentes, médios de grande qualidade, com muita cultura táctica, técnica e força física, com avançados rápidos, perigosos e muito talentosos, mas os leões indomáveis pecam pelo pouco jogo colectivo proveniente da  fase de transição pela qual que esta passando, pois Denis Lavayne só chegou a selecção em Outubro de 2011 e ainda faltam afinar o jogo de equipa de uma selecção que esta numa fase de mudança a nível do elenco onde denotam-se algumas mudanças em relação a selecção que defrontou Cabo Verde em 2008, sendo este o calcanhar de Aquiles desta super potencia africana  só resta a  nossa selecção trabalhar de forma a tirar o máximo de proveito deste factor que é o forte individualismo do futebol dos camaroneses e conseguir uma vitoria importante para a nossa sociedade civil, pois seria um orgulho para todos nós estar presente na CAN.


Convocados dos Camarões
Guarda-Redes: Guy-Rolland Ndy Assembe (Nancy, França), Idriss Carlos Kameni (Malaga, Espanha), Loïc-Maxime Feudjou (Coton Sport).

Defesas: Nicolas Nkoulou (Marseille, França), Henri Bédimo (Montpellier, França), Aurélien Chedjou (Lille, França), Dany Nounkeu (Galatasaray, Turquia), Allan Nyom (Grenade, Espanha), Stéphane Mbia (Marseille, França), Ambroise Oyongo (Coton Sport).

Médios: Georges Mandjeck (Auxerre, França), Joël Matip (Schalke 04, Alemanha), Landry Nguemo (Bordeaux, França), Alexandre Song (FC Barcelone, Espanha), Willie Overtoom (Heracles, Holanda), Achille Emana (Al-Ahli, Emirados Árabes Unidos).

Avançados: Vincent Aboubakar (Valenciennes, França), Eric-Maxim Choupo Moting (Mayence, Alemanha), Benjamin Moukandjo (Nancy, França), Jacques Zoua (FC Bâle, Suiça), Yannick Ndjeng (Espérance Tunis, Tunísia), Aboubacar Ousmarou (Vojvodina Novi Sad, Servia).



Amandio Brito e Bruno da Moura